02/04/2025 - 14:43
Uma vespa com mecanismo de captura similar ao de uma planta carnívora foi identificada por uma equipe de cientistas. O artigo publicado na revista “BMC Biology” analisou fósseis preservados em âmbar (espécie de resina fóssil) e encontrou uma nova espécie, batizada Sirenobethylus charybdis.
“Descobrimos que a Sirenobethylus é uma linhagem isolada, que aparentemente não deixou descendentes vivos hoje e que também não está intimamente relacionada a nenhuma outra família específica”, explica Lars Vilhelmsen, um dos autores principais do estudo.
O grupo de insetos já extintos teria vivido há cerca de 99 milhões de anos, no Período Cretáceo. Em sua reconstrução física, os especialistas estimam que ela tinha uma estrutura abdominal que conseguiu imobilizar as presas em sua caça.
+ Periquitos podem ter o mesmo mecanismo cerebral que os humanos para comandar a fala; entenda
+ Seu filho precisa de terapia? Saiba como identificar e ajudar no processo
A morfologia detectada pelos pesquisadores aponta que as vespas eram parasitoides – ou seja, suas larvas viviam como parasitas e matavam seus hospedeiros em alguns cenários.
O aparato abdominal composto por três abas, que inferiormente formavam uma pá, é a construção que mais se assemelha ao sistema das plantas carnívoras, aprisionando e sufocando as presas desavisadas.
Os cientistas ressaltam que apesar de não existirem mais evoluções que possuam tal mecânica, a descoberta ainda é de extrema importância para o entendimento da linha evolutiva e da necessidade de adaptação destes insetos.