15/04/2025 - 7:15
Além da cantora Katy Perry e outras cinco mulheres, a missão espacial da Blue Origin efetuada nesta segunda-feira, 14, contou com dois componentes brasileiros: grão-de-bico e batata-doce.
Sementes dos respectivos alimentos foram desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e levadas na bagagem da nave como parte de um teste sobre produção alimentícia fora da Terra. Trata-se de uma empreitada da Rede Space Farming Brazil – parceria entre a Embrapa e a Agência Espacial Brasileira (AEB) – para entender o comportamento de comidas em ambientes com alta radiação, baixa gravidade e sem solo.
A responsável por conduzir o experimento é a engenheira aerospacial Aisha Bowe, uma das integrantes da missão.
Segundo a Embrapa, os dois alimentos foram escolhidos com base no potencial de desenvolvimento suborbital, possuindo grande valor nutricional e resistência para crescer em cenários adversos. Enquanto o grão-de-bico assina significativa quantia de proteínas, a batata-doce se destaca por ser uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico.
Mesmo sem recursos e insumos, as espécies conseguem manter um crescimento rápido e são fáceis de manusear. Dessa forma, apesar do foco ser aprimorar o cultivo espacial, os resultados podem ajudar também a agricultura terrestre – especialmente pelas atuais mudanças climáticas.