Dia perfeito para casar

Duzentos casais celebram seu matrimônio no Ninho de Pássaro, em Pequim, no dia 10 de outubro. Eles formaram apenas uma pequena parcela dos milhares de casais que, em toda a China, aproveitaram o 10/10/10 – data que, nas tradições do país, é vista como “absolutamente perfeita” e portadora de boa sorte – para contrair núpcias.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Cerrado brasileiro está reduzido hoje a 1.052.708 km², uma queda de quase 50% na comparação com a área original. Somente entre 2002 e 2008, 85.074 km² – pouco mais que a soma dos territórios da Paraíba e de Alagoas – foram destruídos.

Malária veio dos gorilas

Pesquisadores da Universidade do Alabama (EUA) descobriram que a malária que atinge humanos veio dos gorilasdo- ocidente. Os cientistas analisaram mais de 3 mil amostras de fezes colhidas na África Central e concluíram que os parasitas encontrados nas espécies de gorilas ocidentais são os que mais se aproximam do parasita que ataca o homem.

 

Proteção magnética para a Lua

Explorações feitas pelas sondas Chang’e 1 (China), Kaguya (Japão) e Chandrayaan 1 (Índia) indicam que a Lua possui uma anomalia magnética que repele o vento solar – fluxo de fragmentos de átomos soprados pelo Sol –, protegendo a superfície do satélite. A descoberta dá uma nova perspectiva de como astros sem atmosfera interagem com os ventos. Além disso, espera-se que essa observação possa ajudar a compreender a formação de água na Lua.

 

Japão ataca fumantes pelo bolso

O governo japonês resolveu punir os fumantes do país, em outubro, com um aumento de mais de 33%, que deixa um maço custando, em média, R$ 8. O motivo oficial é levantar mais recursos para cobrir os custos em elevação dos cuidados médicos com o tabagismo, tendo em vista uma sociedade que envelhece rapidamente. Embora o consumo caia desde 1999, o Japão ainda tem um dos mais altos índices de fumantes no mundo industrializado: 37% da população masculina e 9% da feminina.

 

Rastro da tuberculose

Uma “impressão digital” molecular no sangue de pacientes denuncia a presença da forma ativa da tuberculose, afirmam cientistas em artigo na revista Nature. Em análises de sangue de mais de 400 pessoas, foram identificadas centenas de padrões de moléculas presentes apenas nos que contraíram a doença. Estima-se que um terço da população mundial já foi exposta ou infectada pela Mycobacterium tuberculosis, mas apenas 10% desse total ficou doentes.

Em relatório publicado na revista mensal Bioinspiration & Biomimetics, cientistas mostram que as abelhas são capazes de ver, em um ângulo de 300º, três quartos do ambiente ao seu redor. Os pesquisadores esperam que essa visão expandida possa ajudar na locomoção e na construção de robôs móveis ou de veículos voadores.

 

Cyberbullying causa depressão

Depois de analisar dados referentes a 4.500 préadolescentes e adolescentes, uma equipe do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos constatou que o cyberbullying (o bullying feito via internet) causa mais depressão do que agressões físicas e morais. A explicação é que, no caso do cyberbullying, o agressor não é identificado pela vítima.

Segundo estudo feito por cientistas do Laboratório Nacional do Nordeste do Pacífico (EUA), transformar o resíduo das plantas em biocarvão corta a emissão de carbono em 12%, enquanto torná-lo um biocombustível só corta 10% da emissão. Essa média varia de acordo com o lugar. Além de ser mais ecológico, o biocarvão fertiliza o solo.

 

Escova de dente revolucionária

Cientistas da Universidade de Saskatchewan (Canadá), em parceria com a empresa japonesa Shiken Inc., desenvolveram a escova de dentes Soladey-J3X, que dispensa o uso de pasta dental. O aparelho funciona à base de energia solar, transmitindo elétrons pela escova. Os elétrons estimulam uma reação que facilita a eliminação da placa e ajuda a reduzir a inflamação da gengiva.

 

● 4 mulheres e três homens formam desde setembro o conselho federal de ministros da Suíça, onde o voto feminino só foi permitido a partir de 1971. A Suíça junta-se, assim, à Finlândia no grupo de países em que o Poder Executivo tem maioria feminina (11 entre 20 ministros).

● 20 anos-luz separam a Terra de Gliese 581 c, o primeiro planeta extrassolar que, segundo os cientistas, está na “zona habitável” (que reúne condições para a existência da água em estado líquido) de seu sistema solar. Gliese 581 c tem entre três e quatro vezes o tamanho do nosso planeta.

● 7% dos bebês de até seis meses de idade têm conta de e-mail em 10 países ricos: EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão, França, Alemanha, Espanha e Itália. Segundo a pesquisa, feita pela empresa de antivírus AVG, 70% das mães que cadastram o filho no serviço de e-mail publicam fotos de seus bebês em redes sociais.

 

Encontro preparatório

A estudante norte-americana Rachel Juhnke, Embaixadora do Ártico do Zoológico de San Diego, troca olhares com Chinook, urso-polar da instituição, no início de outubro. A ocasião especial foi providenciada para dar à jovem uma oportunidade de passar algum tempo com um desses animais e com seus tratadores antes de partir para um acampamento patrocinado pela organização Polar Bears International. O acampamento, com duração de uma semana, fica situado na tundra ártica perto de Churchill, na província canadense de Manitoba. Rachel foi escolhida depois de inscreverse e passar por uma entrevista de seleção. Ela se juntou a um grupo de 17 estudantes dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália para estudar os ursos-polares e aprender como ajudar essa espécie ameaçada.

 

Ventos ajudaram Moisés

Moisés teria tido ajuda dos ventos para dividir as águas do Mar Vermelho, há 3 mil anos, afirmam pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos EUA. Com a ajuda de dados de satélites, os cientistas fizeram um modelo da área semelhante ao encontrado por Moisés na Bíblia e o preencheram com água. Segundo os cálculos, um vento de 100 km/h soprando por 12 horas seguidas teria sido capaz de empurrar a água até cerca de dois metros de profundidade por umas quatro horas.

Uma planta rara, a Paris japonica, tem o DNA 50 vezes maior que o do ser humano. Segundo cientistas, isso é uma desvantagem que pode levar a espécie à extinção. Quanto maior o DNA, mais tempo a célula demora para duplicar o material genético necessário para se dividir.

Ancestral do tubarão

Foi descoberto um fóssil de dinossauro de uma nova espécie e gênero de carcharodontossauros no sítio de Las Hoyas, na Espanha. Os cientistas acreditam que o animal viveu de cerca de 146 milhões a 100 milhões de anos atrás. O dinossauro possui dentes serrilhados muito parecidos com os dos tubarões atuais. Além disso, o fóssil mostra evidência de uma corcunda no dorso, identificada pela primeira vez em dinossauros.

Lambida de cachorro não é amor

Os cachorros cheiram e lambem as pessoas quando elas chegam da rua porque querem sentir novos cheiros e gostos, afirmam cientistas da Universidade Colúmbia (EUA). Segundo seu estudo, o olfato de um cão é tão apurado que ele consegue saber onde o indivíduo esteve e quantas pessoas o acompanhavam, por exemplo.

 

Turismo no espaço

O avião espacial Virgin Galactic SpaceShip2 (VSS Enterprise) plana rumo à Terra em seu primeiro teste após ser liberado pela nave-mãe WhiteKnight2 (VMS Eve) sobre o deserto de Mojave, na Califórnia, em 10 de outubro. Richard Branson, dono da Virgin, considera que a nave estará em condições de oferecer os primeiros voos ao espaço em 18 meses. Uma passagem de ida e volta custará US$ 200 mil. PL458_JORNAL.indd 16 10/18/10 2:54:55 PM

 

● 20% das plantas do planeta correm risco de extinção, de acordo com estudo feito pela Royal Botanic Gardens e pelo Museu de História Natural, do Reino Unido, em parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). As plantas estão tão ameaçadas quanto os mamíferos. A atividade humana corresponde a 81% das ameaças a elas.

● 78,6% das indústrias brasileiras adotam procedimentos de gestão ambiental por causa de sua imagem e reputação, de acordo com a Sondagem Especial de Meio Ambiente, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). As exigências do licenciamento ambiental ficaram em segundo lugar, com 77,7%.

● 70% dos genes da esponja-do-mar são compartilhados com os humanos, segundo estudo publicado na revista Nature. Boa parte desse código genético em comum, inclusive, está associada a moléstias como câncer.

 

Som das cores

Uma nova técnica para identificar a composição dos pigmentos usados em telas antigas (como A Leiteira, de Vermeer, ao lado) foi descoberta por cientistas da Universidade McGill (Canadá). O método – espectroscópio fotoacústico infravermelho – se baseia na teoria de que elementos sólidos emitem sons quando expostos à luz do sol, à radiação infravermelha ou à ultravioleta. A técnica pode ajudar a restauração e a preservar essas obras.

 

Vida diferente da nossa

Cientistas usaram metano, nitrogênio e monóxido de carbono – elementos presentes na atmosfera de Titã, lua de Saturno – para criar os aminoácidos glicina, alanina, citosina, adenina, timina e guanina (os quatro últimos fazem parte do DNA), segundo declararam na reunião da American Astronomy Society’s Division for Planetary Sciences. O experimento mostra que a água líquida pode não ser tão essencial para a vida quanto se pensava.

 

Stonehenge, atração também na pré-história

Pesquisas em curso indicam que o monumento de Stonehenge, na Inglaterra, já era atração turística desde o Neolítico. Segundo elas, cerca de 30% das pessoas mais ricas enterradas ao redor do sítio viajaram muito para chegar lá. Um rapaz doente de 14 ou 15 anos, por exemplo, teria saído do norte do Mediterrâneo (Espanha, Itália ou sul da França); outra pessoa, com uma perna lesionada, dos Alpes. Cientistas sugerem que Stonehenge teria sido um centro de cura, no qual os visitantes iriam se tratar.

Cinco novas espécies de carrapato foram achadas por pesquisadores da USP em uma caverna no Parque Nacional Municipal de Porto Velho, em Rondônia. Duas delas são inéditas para a ciência; das outras três, duas haviam sido catalogadas em Sergipe e outra na Colômbia, no Panamá e na Venezuela. Agora, os cientistas estudam como eles sobrevivem em um ambiente hostil (temperatura de 37º C e atmosfera com muita amônia) e quais tipos de doenças podem transmitir.

Exercícios aeróbicos ajudam o sono

A qualidade do sono melhora muito quando a pessoa pratica exercícios aeróbicos, indica uma pesquisa recente da Northwestern University (EUA). Foram estudados 23 voluntários com perfil de pessoa sedentária que apresentavam problemas para dormir. Durante 16 semanas, essas pessoas passaram por um programa de exercícios, como esteira, bicicleta ergométrica, etc. Constatou-se que a qualidade do sono melhorou “dramaticamente”.

Estudo publicado na revista Nature Medicine mostra que o mau funcionamento do gene Tresk faz com que a pessoa tenha crises de enxaqueca. Resta agora desenvolver um método para ativar esse gene.

● 650 dólares é o que custa a cada pessoa, por ano, a perda de biodiversidade causada por desmatamento, de acordo com um estudo britânico. É apenas uma pequena fração do dano total produzido pelo superdesenvolvimento, pela agricultura intensiva e pela mudança climática, alertam os pesquisadores.

● 2050 é o ano limite previsto para que a Dinamarca fique livre dos combustíveis fósseis, segundo relatório feito por uma comissão formada por orientação do governo. A energia oriunda dos ventos e da biomassa poderia atender às necessidades do país.

 

Carroças de lixo

Sessenta cidades francesas trocaram caminhões por carroças para o trabalho de coleta de lixo. Na maioria, são centros urbanos medievais, cujas ruas estreitas tornam o trânsito dos pesados veículos motorizados bem mais complicado. Além disso e dos ganhos ambientais, há vantagens de custo, mas os responsáveis ainda não sabem exatamente qual é a economia obtida. Já o prefeito de Castelbuono, na Sicília (Itália), onde burros são usados para esse serviço (à esquerda), calcula que esse ganho é de 34%.

 

Detalhes finais

O artista indiano Amarendra Tarai dá os últimos retoques em uma representação da deusa Durga em um templo de Amritsar, em meados de outubro, durante os preparativos para o festival Durga Puja. A festividade, que dura quatro dias, culmina com a imersão dos ídolos feitos pelos artistas no Rio Ganges. Durga simboliza o poder e o triunfo do bem sobre o mal na mitologia hinduísta.

 

Sensualidade e ovulação

Durante a ovulação, as mulheres mudam seu comportamento, vestindose, andando e conversando de forma diferente, propõem cientistas das universidades da Califórnia e de Minnesota (EUA). As pesquisas também mostram que o uso de pílulas anticoncepcionais pode alterar a preferência por parceiros. Por anos, cientistas acreditaram que a alteração hormonal no período fértil não mudava o comportamento feminino, pois as mulheres, ao contrário das demais fêmeas do reino animal, tentam esconder que estão ovulando.

 

AGENDA ●

● Construção sustentável

O 3º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável abordará temas como políticas públicas, adaptação à mudança climática, conservação e uso de fontes alternativas de recursos e sustentabilidade de modelos urbanos.

Quando: 8 e 9 de novembro.

Onde: Amcham Business Center (Rua da Paz, 143, São Paulo, SP).

Mais informações: tels. (11) 3675-0809 e 9292-9126.

● Cultura na Serra da Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara sediará em novembro o I Festival de Cultura Acordais. Organizado pela Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) em parceria com a Oi, o evento, com espetáculos gratuitos diários, busca incentivar os movimentos culturais da microrregião de São Raimundo Nonato, fazendo o intercâmbio com atrações de várias partes do País.

Quando: de 14 a 16 de novembro.

Onde: Anfiteatro da Pedra Furada, Parque Nacional Serra da Capivara, São Raimundo Nonato, PI.

Mais informações: Fumdham, tel./fax (89) 3582-1612,

e-mail contato@fumdham.org.br.

● Sucatoteca

A Sucatoteca é um espaço da Prefeitura de Santo André que expõe objetos feitos de sucata, como bonecas, carrinhos e mesas. No local, são oferecidas oficinas gratuitas de artesanato – a de novembro ensina como fazer uma luminária de Natal.

Quando: de 24 a 26 de novembro.

Onde: Parque Escola (Rua Anacleto Popote, 46, Santo André, SP).

Mais informações: tel. (11) 4438-1758.

● Beleza sustentável

O Festival de Beleza Sustentável de Araxá (MG) apresentará palestras que abordam a beleza sob várias perspectivas: mental, emocional, física, espiritual e financeira.

Quando: de 5 a 7 de novembro.

Onde: Expo Minas (Av. Tancredo Neves, 30); Grande Hotel de Araxá Estância Parque do Barreiro (Rua das Águas, s/n°).

Mais informações: tel. (34) 3664-5800.