01/01/2011 - 0:00
Máquina de caça
Uma mulher casaque segura seu pássaro, uma águia-dourada, durante um tradicional festival de caça em Nura, a 150 quilômetros de Almaty, a capital do Casaquistão. A mulher é uma berkutchy, palavra casaque usada para designar os caçadores profissionais que trabalham com águias. Essa profissão milenar vale para a vida inteira e frequentemente é hereditária. A parceria estabelecida entre o caçador e a águia é tão forte que se diz que, enquanto o homem treina a águia, a águia também treina o homem.
Poluição no Irã
A pesada poluição do ar em algumas cidades do Irã levou as autoridades locais a decretar dois dias seguidos de feriados em dezembro. Na capital do país, comércio, bancos, escolas, universidades e repartições públicas fecharam nesses dias; os carros já circulavam apenas em dias alternados.
Capital dos deficientes físicos
Fundada na Idade Média, Ávila (Espanha) dá uma atenção tão especial aos deficientes físicos que foi eleita em dezembro a cidade europeia mais amiga dessa classe de cidadãos, batendo na final Barcelona, Colônia (Alemanha) e Turku (Finlândia). O prêmio Cidade Acessível foi lançado em 2010 para cidades da União Europeia com mais de 50 mil habitantes. Os 27 países do bloco querem fixar até 2015 regras comuns que tornem mais fácil a acessibilidade e a conquista de empregos para deficientes físicos.
Herança cultural em risco na Itália
País com um patrimônio cultural inestimável, a Itália corre sério risco de perdê-lo por falta de preservação. Nos últimos meses, por exemplo, houve colapsos em edificações em Pompeia e queda de blocos no Coliseu. Os críticos não perdoam o governo italiano pelo descaso e atacam o primeiroministro, Silvio Berlusconi, por cortar recursos para a preservação e colocar “pessoas sem qualificação” (leia-se o ministro da Cultura, Sandro Bondi) para cuidar desse patrimônio cultural.
Parto e agressividade infantil
Problemas comportamentais na infância podem estar ligados ao alto nível de cortisol, hormônio produzido durante um parto difícil, segundo pesquisa publicada no periódico BJOG: Jornal Internacional de Ginecologia e Obstetrícia. Cientistas chineses notaram que crianças nascidas de partos complicados – normais, com uso de fórceps ou vácuo extrator – tinham tendência maior de apresentar problemas como timidez, ansiedade, depressão, comportamento delinquente e agressivo. Foram analisadas 4.190 crianças de duas províncias do sul da China.
Esperança contra a Aids
Estudo publicado na edição online da revista Science mostra pequenas variações em uma proteína do sistema imunológico que podem estar relacionadas à capacidade que algumas pessoas têm de controlar a infecção pelo HIV, sem a necessidade de medicamento. A comparação entre os genomas de cerca de mil pessoas “imunes” com 2.600 com infecção progressiva constatou aproximadamente 300 pontos do DNA associados estatisticamente ao controle imunológico do HIV.
Pele vira sangue
Pesquisadores do Canadá fizeram sangue a partir da pele, segundo estudo publicado na revista Nature. Eles converteram células da derme diretamente em geradores de sangue, sem passar pelo estágio pluripotente. Segundo os cientistas, os testes clínicos deverão ter início de 2012.
Centros de pesquisa no Rio de Janeiro
No final de 2010, foram anunciados dois novos e importantes complexos de pesquisa na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. No primeiro, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes, na foto do alto), da Petrobras, serão feitos estudos nas áreas de biotecnologia, gás, energia e pré-sal. O segundo, o Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Desenvolvimento da General Electric (GE), abrigará pesquisas em tecnologias avançadas para indústrias de óleo e gás, energias renováveis, mineração, ferrovias e aviação.
Resort fantasma
As obras do Molasses Reef, resort da cadeia Ritz-Carlton para os muito ricos no paraíso ecológico de West Caicos (uma das ilhas Turks e Caicos, no Caribe), pararam em 2008, com a falência do banco Lehman Brothers – responsável por 60% do investimento inicial de US$ 400 milhões –, e ainda não foram retomadas. O que está de pé do resort é mantido por cerca de 20 operários. Na internet, porém, Molasses Reef continua a existir (www.molassesreef.com), prometendo “luxo e pés descalços” e “a vida na ilha que você pediu a Deus”.
2,5
milhões de dólares estão sendo investidos por Israel, Jordânia e Autoridade Palestina, com apoio de Alemanha, Suíça, Noruega, Japão e EUA, em um programa de perfuração e escavação das profundezas do Mar Morto. A ação dará acesso a milhares de anos de história geológica da região.
38
átomos de anti-hidrogênio foram criados e armazenados por mais de um décimo de segundo por cientistas da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (Cern) em novembro. A primeira criação de antimatéria pelo homem pode significar o início de uma revolução na física e no uso da energia.
6.450
km2 de floresta foram derrubados na Amazônia entre agosto de 2009 e julho de 2010, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É a menor área desmatada desde 1988, uma redução de 14% em relação ao período de 12 meses anterior.
Roupa espacial previne a perda óssea
O professor Dava Newman e o doutor James Waldie, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), criaram um traje que previne a perda óssea nos voos espaciais de longa duração. Conhecida pela sigla GLCS, a veste – usada na foto por Brad Holschuh – é feita de trama elástica e possui grampos que a prendem acima dos pés, criando um retesamento que pressiona as pernas e repuxa levemente na altura dos ombros. A roupa não tem mangas porque os braços dos astronautas quase não se deterioram no espaço.
Benefícios do tai chi
A prática de tai chi ajuda a reduzir a fadiga e as dores causadas pela artrite, de acordo com um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte (EUA). Os voluntários que participaram da pesquisa também descreveram melhora em seu bem-estar e exibiram mais equilíbrio físico.
Transporte de megálitos
Rolimãs podem ter sido usados há 4 mil anos para levar blocos de pedra de quatro toneladas de Pembrokeshire até Stonehenge, a 240 km de distância. Motivados pelo achado de bolinhas de pedra perto dos megálitos de Aberdeenshire (Escócia), cientistas da Universidade de Exeter (Inglaterra) testaram com êxito um modelo com bolinhas de madeira.
Baleias sofrem queimaduras de sol
Pesquisadores do Instituto de Zoologia de Londres, no Reino Unido, detectaram casos de anomalias na pele das baleias causadas pela exposição ao sol, como danos no DNA das células da pele, produção de microvesículas, partículas que ajudam a reparar o tecido prejudicado e pigmentos de melanina. Os cientistas acreditam que a redução da espessura da camada de ozônio possa ser uma das causas do aparecimento desses males.
Folhas que brilham
Cientistas da Academia Sinica e da Universidade Nacional Cheng Kung, em Taiwan, obtiveram luminescência das folhas da planta aquática Bacopa caroliniana ao implantar nelas nanopartículas de ouro, conhecidas como biodiodo emissor de luz (bio LEDs). Resta estudar um modo de realizar o mesmo procedimento em árvores – e logo se poderá substituir os postes de luz.
Oxigênio em satélite de Saturno
Ao passar a 97 quilômetros da superfície de Reia – o segundo maior satélite de Saturno, composto basicamente de rocha e gelo –, a sonda Cassini fez uma descoberta histórica em março de 2010: pela primeira vez foi encontrado oxigênio na atmosfera de outro corpo celeste. A tênue atmosfera de oxigênio e dióxido de carbono de Reia é sustentada pelo bombardeio de partículas de alta energia contra sua superfície. A presença de oxigênio é essencial para a existência de vida como a terrestre.
AGENDA
Água na Oca
Essa exposição sobre água e sustentabilidade, realizada pelo Instituto Sangari em parceria com o Museu de História Natural de Nova York, é um desdobramento do Movimento Cyan, promovido pela Ambev, em prol da mobilização da sociedade para o uso racional de água. Obras interativas, como instalações audiovisuais, aquários virtuais, além de peças de museu e fotografias serão as atrações principais. Quando: 26 de novembro a 8 de maio (terça, quinta e sexta-feira das 9h às 18h; quarta-feira, das 9h às 21h; e sábado, domingo e feriado, das 10h às 20h). Onde: Pavilhão Lucas Nogueira Garcez – Oca (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 3 – Parque do Ibirapuera, São Paulo – SP). Quanto: R$ 20. Mais informações: www.aguanaoca.com.br