Tradição em declínio – O toureiro francês Sebastian Castella (com roupa escura) e colegas espanhóis desafiam a sorte numa praça de touros em Sevilha, em maio. Típica tradição espanhola, as touradas têm perdido apoio em razão da violência a elas associada. A Catalunha (onde fica Barcelona) as banirá a partir de 2012. O Equador, na América do Sul, deve fazer o mesmo.

Turistas não são bem-vindos

A pequena Nazareth, na Amazônia colombiana, decidiu que não quer mais turistas em seu território. Não que lhe faltem atrativos: a 20 minutos de barco do polo turístico de Letícia, ela apresenta natureza exuberante e índios que vivem de acordo com tradições seculares. Os moradores locais dizem que os visitantes gastam pouco dinheiro ali e não respeitam os índios, fotografandoos como se fossem animais.

Estilo de vida afeta triglicérides

Depois de revisar mais de 500 estudos internacionais dos últimos 30 anos, pesquisadores da Associação Americana do Coração (AHA) concluíram que o nível de triglicérides (gordura no sangue que pode causar doenças cardíacas) está relacionado ao estilo de vida. Para manter um nível saudável, é preciso se alimentar bem, se exercitar bastante e permanecer na média de peso. Um estilo de vida equilibrado reduz de 20% a 50% o nível de triglicérides.

 

 

 

Trânsito previsto – Um software desenvolvido pela IBM em parceria com o Centro de Inovação em Transporte da Universidade da Califórnia e o Departamento de Transporte daquele Estado capaz de prever se determinada rua de San Francisco ficará congestionada ou não com base nos padrões de tráfego anteriores. A informação é enviada ao celular ou e-mail dos usuários até 40 minutos antes de o congestionamento ocorrer. A meta é distribuir o serviço a mais pessoas. Resta melhorar o sistema, evitando que o desvio de uma via congestione outras.

Gene da felicidade

Felicidade não é apenas um estado de espírito. Pesquisadores britânicos descobriram que a extensão do gene 5-HTT (que regula o neurotransmissor serotonina no cérebro) tem relação direta com uma visão mais rósea ou mais sombria das coisas. Quem possui a versão mais longa é mais propenso a mostrar-se alegre; aqueles com a versão mais curta tendem a ser mais amuados. Em 2009, um estudo mostrara que quem possui a versão mais longa tende subliminarmente a evitar imagens negativas e selecionar as positivas.

Castor contem vazamento de óleo

Um dique de castor contribuiu para evitar que um derramamento de petróleo se agravasse na província de Alberta (Canadá) no fim de abril. Vazaram de um oleoduto perto do vilarejo de Little Buffalo 28 mil barris, que quase chegaram a um rio – foram contidos pelo dique e por alguns corpos de água parada. Com o isolamento do trecho problemático do duto, o derramamento pôde ser resolvido.

Nuvens fabricadas para a Copa de 2022

Uma das maiores preocupações da Fifa é o calor intenso no Catar, país asiático que sediará a Copa do Mundo de 2022. Mas cientistas da Universidade do Catar pretendem eliminar o problema com uma máquina que produz nuvens artificiais feitas de uma liga leve de carbono. A nuvem é resistente e flutua devido ao gás hélio presente em sua composição. Ela é capaz de mudar de posição conforme o movimento do sol. Pesquisadores preveem que a construção do aparelho exigiria cerca de R$ 830 mil.

 

Cérebro grande e distraído

Cientistas do University College de Londres, no Reino Unido, constataram que pessoas que se distraem facilmente têm o lobo parietal superior esquerdo maior do que aquelas mais concentradas. A pesquisa girou em torno de imagens de ressonância magnética funcional (fMRI) e estímulos elétricos na região para ajudar a atenção. Acredita-se que mais estudos sobre esses estímulos podem, futuramente, ajudar pacientes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

 

 

Onde estarão as mulheres? – Estudo publicado no periódico Canadian Medical Association Journal prevê que nos próximos 20 anos haverá falta de mulheres na China, Índia e Coreia do Sul. Esse desequilíbrio é consequência da seleção sexual e dos abortos naqueles países. Os pesquisadores acreditam que a falta de mulheres terá repercussão negativa na sociedade, aumentando o número de solteiros e os níveis de criminalidade.

32

milhões de toneladas de palha foram desperdiçados pela indústria canavieira na última safra. Em São Paulo, maior polo sucroalcooleiro do país, só 30% do bagaço virou energia elétrica no período. Com as sobras, diz o governo paulista, seria possível produzir 3.800 megawatts, pouco menos que a energia assegurada da usina de Belo Monte.

100

bilhões de dólares deverão ser investidos pelo governo da Arábia Saudita em energias renováveis, como a solar e a nuclear. O país já havia solicitado a mesma quantia ao fundo da ONU contra as consequências do aquecimento global.

72%

de 602 participantes pré-diabéticos de alto risco não desenvolveram diabete do tipo 2 (adulta) após tomarem uma pílula por dia de um remédio japonês à base de pioglitazona. A pesquisa mostrou ainda que a taxa de espessamento da artéria carótida caiu 31% entre os participantes do estudo.

Anticoncepcional masculino

Estudo publicado na revista Nature explica que o espermatozoide humano pode sentir a progesterona, o hormônio feminino liberado pelas células que circundam o óvulo, detectando o gameta feminino. Portanto, a interrupção desse canal de comunicação entre espermatozoide e óvulo poderia ser a chave para um anticoncepcional masculino – pelo menos teoricamente.

Ameaça aos cervejeiros

Uma pesquisa do Instituto Catalão de Oncologia, de Barcelona, traz notícias preocupantes para os fãs de cerveja. Comparado com gente que toma menos de uma cerveja por dia, quem consome de duas a três latas tem risco 75% maior de desenvolver câncer no estômago; quem porta a variação genética rs1230025, mas não bebe muito, apresenta risco 30% maior de ter a doença. No caso de grandes consumidores, o risco sobe para 700%. Um quinto da população mundial possui a variação.

Fotossíntese artificial – Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram uma célula solar, do tamanho de um baralho de cartas, que imita a fotossíntese, o processo de produção de energia das plantas a partir de luz, água e sais minerais. Os cientistas acreditam que a folha artificial é uma fonte de energia elétrica promissora e de baixo custo.

Nozes para a saúde

A noz é bem mais poderosa do que outras frutas secas no combate aos radicais livres, assegura um estudo norte-americano divulgado em março, Walnuts Are Not for Heart-Healthy Antioxidants. Os polifenóis, antioxidantes contidos na noz, estabilizam os radicais livres e os impedem de danificar as células do corpo. “Um punhado de nozes contém quase o dobro de antioxidantes encontrado numa quantidade equivalente de outras frutas secas normalmente consumidas”, disse o professor de química Joe Vinson, coautor do estudo, que sugere a ingestão de sete nozes por dia.

2,5

milhões de reais é o valor aproximado pago pelo mastim tibetano vermelho Hong Dong, o cão mais caro do mundo. Ele foi comprado por um milionário chinês, identificado apenas pelo sobrenome, Yang. Segundo a lenda, Buda e Gêngis Khan tinham um companheiro dessa raça, o que torna o mastim tibetano sinal de status na China.

350

é o número aproximado de materiais usados para compor um traje espacial da Nasa feito para suportar condições ambientais extremas. Ele já foi testado e aprovado para temperaturas glaciais e ventos de mais de 75 km/h. O NDX-1, como é chamada a roupa, custou cerca de R$ 166 mil.

3

anos tem uma criança que em março passou por um tratamento contra o alcoolismo em um dos três hospitais administrados pela Heart of England NHS Trust no centro da Inglaterra. É a menor idade já registrada para pacientes com esse problema.

Nova era, não fim de mundo

A famosa previsão maia de que o mundo iria acabar em 2012, baseada na interpretação de uma pedra que transcreve o antigo calendário indígena, foi cabalmente desmentida pelo subdiretor do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, José Luiz Romero. O calendário estampado na pedra está incompleto e, segundo Romero, no pouco que se pode ler, a inscrição “23 de dezembro de 2012”, que deu margem a tanta especulação, se refere à vinda de um senhor dos céus, Bactum 13º, como início de uma nova era, não como fim do mundo.

O cérebro diferente de liberais e conservadores

O filho republicano de um casal democrata, personagem do filme Todos Dizem Eu te Amo, de Woody Allen, cuja opção política advinha de um distúrbio no cérebro, não é tão ficcional como se pensava. Um estudo inglês publicado na revista Current Biology em abril mostrou que liberais e conservadores têm mesmo diferenças biológicas. Os primeiros têm mais matéria cinzenta no córtex cingulado anterior, a parte do cérebro ligada à compreensão da complexidade. Já a amídala (área em que se processa o medo) dos conservadores é maior.

Lixo no paraíso

A paradisíaca ilha de Bali, na Indonésia, está sofrendo com o lixo e a poluição. Em resposta a uma reportagem da revista Time sobre o tema, o governo local reconheceu o problema e prometeu pôr mais caminhões para a coleta na área de Kuta, uma das mais disputadas pelos turistas, assim que verbas extras para o setor forem aprovadas. Estima-se que seriam precisos até 300 caminhões por dia para dar conta do lixo. As autoridades alegam ainda que boa parte dos resíduos nas praias vem de ilhas vizinhas.

Adeus a Sathya Sai Baba (1926-2011)

O guru indiano Sathya Sai Baba morreu em 24 de abril, aos 85 anos, após complicações cardíacas e respiratórias que o haviam levado ao hospital de sua cidade, Puttaparthi. Seu funeral (foto) atraiu centenas de milhares de pessoas. Autoproclamado sucessor de Sai Baba de Sirdi, guru do século 19, Baba reuniu em vida cerca de 6 milhões de adeptos, entre os quais vários membros da elite política, cultural, econômica, artística e esportiva da Índia, além de estrangeiros como Isaac Tigrett, fundador do Hard Rock Cafe, e a atriz Goldie Hawn. Acusado de abuso sexual contra rapazes, ele afirmava que as denúncias eram uma campanha para difamá-lo. Graças a doações, a Sathya Sai Organization (que possui mais de 1.200 centros em mais de 100 países) ergueu em Puttaparthi templos, um hospital gratuito com 220 leitos, uma universidade e um aeroporto. Voluntários da organização também prestavam ajuda humanitária em desastres naturais e colaboravam em obras de fornecimento de água e tratamento de esgoto na Índia. Estima-se que a organização disponha de US$ 8,24 bilhões em seu caixa. Como Sai Baba não deixou testamento, essa quantia pode ficar na própria entidade, ser reivindicada pela família (ele não se casou nem tinha filhos) ou pelo governo indiano.

AGENDA

● Animais ameaçados

A partir de 8 de junho, a TV Brasil começa a exibir a série Extinções, uma coprodução das produtoras brasileiras Gullane e Grifa com parceiras da França, de Cingapura e do Canadá, já veiculada em mais de 50 países, que acompanha grandes mamíferos do mundo cuja existência está ameaçada. Apresentada no Brasil pelos atores Luana Piovani e Eduardo Moscovis, a série – transmitida às quartas-feiras, no horário das 23 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas – é composta por seis episódios, cada qual dedicado a uma espécie. O primeiro é protagonizado pela onça-pintada; vêm na sequência o guepardo, o elefante-asiático, o tigre, o orangotango e o urso-polar.

● Virada Sustentável em São Paulo

São Paulo abrigará em 4 e 5 de junho a primeira edição da Virada Sustentável, com atrações em várias regiões e parques da cidade envolvendo cinema, teatro, exposições, workshops, oficinas e shows de música, sempre com conteúdo ligado a temas da sustentabilidade (meio ambiente, biodiversidade, direitos humanos, mudanças climáticas, mobilidade urbana, lixo, qualidade de vida, etc.). O evento contará com ações das principais organizações que trabalham com o tema no país, como WWF, Greenpeace, SOS Mata Atlântica, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo, Instituto Saúde e Sustentabilidade, Slow Food e Carta da Terra. Realizada em conjunto com o poder público, parceiros estratégicos e empresas patrocinadoras, a iniciativa tem o apoio das secretarias municipal e estadual do Meio Ambiente (SVMA e SMA), que também promoverão ações educativas nessa data, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Mais informações: www.viradasustentavel.com