A amarga volta ao lar

Um casal carregando seus pertences passa por um outdoor relativo a um novo empreendimento imobiliário numa rua de Beijing, na China, no início de fevereiro.

De acordo com o governo chinês, aproximadamente 20 milhões de pessoas que migraram das zonas rurais para a capital do país em busca de trabalho estão agora sem emprego. O número corresponde a mais do triplo do anunciado em janeiro e aponta de maneira indiscutível para uma forte redução na atividade econômica da terceira maior economia do planeta.

Hotel de gelo

Hóspedes examinam um dos quartos disponíveis no Jukkasjaervi Ice Hotel, em Kiruna-Jukkasjarvi, na Suécia, em janeiro. Este ano, o hotel de gelo foi feito com 91 quartos, todos com uma temperatura constante – 5 graus centígrados negativos, compondo um ambiente impensável para a grande maioria dos brasileiros

O Jukkasjaervi Ice Hotel derrete a cada verão e é reconstruído no inverno seguinte.

Sucesso em suas mãos

Cientistas da Universidade de Cambridge, Reino Unido, concluíram que negociantes com o dedo anular maior que o indicador têm mais chance de ganhar dinheiro – seis vezes mais do que aqueles com o dedo menor. O tamanho do anular está relacionado ao nível de hormônio masculino, testosterona, no útero. Pessoas com o padrão Casanova, como é chamado o fenômeno, também tendem a se sobressair nos esportes.

Pinguins no litoral brasileiro

Pinguins de Magalhães, nativos da Patagônia, apareceram na praia Puruba, norte de Ubatuba, litoral paulista, em pleno verão – época incomum para a vinda ao Brasil. Normalmente, os pinguins migram para a costa brasileira por meio da corrente das Malvinas, que ocorre durante o inverno. Na primavera, as aves retornam à Patagônia. Esse fenômeno reflete o impacto da atividade humana nos mares.

Desde setembro os animais não pararam de aparecer no litoral, o que obrigou o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha a encaminhar os pinguins a zoológicos e aquários para reabilitação.

A caminho do Fim

Em Hebron, na Cisjordânia, dois camelos e um bode lotam o porta-malas do veículo de um açougueiro. O consumo de carne de camelo é vetado entre os judeus, mas apreciado em outros pontos do Oriente Médio.

Muito maior que a Sucuri!

Cientistas descobriram um fóssil de uma serpente medindo no mínimo 13 metros e pesando mais de 1,2 tonelada na região de Cerrejon, no nordeste da Colômbia. De acordo com Jason Head, paleontólogo da Universidade de Toronto em Mississauga (Canadá) que liderou a pesquisa, a criatura, chamado de Titanoboa cerrejonensis, alimentava-se de parentes dos antigos crocodilos que habitavam as florestas da região entre 58 e 60 milhões de anos atrás.

Os cientistas imaginam que essa serpente, a maior do mundo em todos os tempos, passava a maior parte do tempo na água.

De patas para o ar

O toureiro espanhol Miguel Angel Pereira conseguiu transtornar seu inimigo na praça de touros de La Macarena, em Medellín, na Colômbia, no final de janeiro. A evolução das fintas de Pereira fez com que, em certo momento, o touro ficasse sobre seus chifres.

Exame ocular em Galileu

Cientistas italianos e britânicos querem exumar os restos mortais de Galileu Galilei, o pai da astronomia. Eles farão exames de DNA para saber quais eram os problemas de visão que Galileu tinha e como esses problemas podem ter influenciado suas descobertas. Os cientistas pretendem ver no telescópio exatamente o que Galileu via.

Sexo: quando é a hora justa?

Matemáticos da Universidade de Londres desenvolveram um módulo numérico que comprova a recomendação da sabedoria feminina: não durma com seu parceiro no primeiro encontro. Isso porque os homens “bons” se dispõem a ter mais encontros antes de fazer amor, enquanto os “maus” não conseguem aguentar por muito tempo.

Butantan na Amazônia

O Instituto Butantan implantará uma filial em Belterra, no oeste do Pará. Nela, serão feitos estudos sobre animais peçonhentos da região, toxinas e venenos, biodiversidade, ecologia e comportamento animal. O local também abrigará exposições e oficinas para a comunidade.

Células-tronco pluripotentes

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciaram ter desenvolvido células-trono pluripotentes induzidas (iPS, em inglês) pela primeira vez no Brasil. As iPS não dependem de embrião humano; reprogramadas geneticamente, podem se tornar outra célula do tecido humano – mesma propriedade das células-tronco embrionárias.

Teletransporte

Físicos da Universidade de Maryland, Estados Unidos, afirmam ter teletransportado um íon (átomo eletricamente carregado) do metal itérbio.

O íon percorreu um metro, distância considerável em termos científicos. Por ora, o grupo pretende desenvolver um computador e internet quânticos – que transportam e armazenam grande quantidade de informação.

Ramir quer mamar

Ramir, um rinoceronte indiano de seis semanas de idade, toma uma de suas três mamadeiras por refeição, dada pela tratadora Marcia Diehl, no zoológico de San Diego, Estados Unidos, no início de fevereiro. Em cada uma de suas cinco refeições diárias, o filhote recebe mais de quatro litros de leite. O tratamento é um sucesso: com 42 dias, ele já pesava quase 160 quilos, ante 68 quilos ao nascer. Primeira cria de uma rinoceronte fêmea que não produzia leite suficiente para alimentá-lo e não demonstrava interesse por ele, Ramir logo pegou um resfriado que o levou à hipotermia.

Veterinários e tratadores puseram-no desde então sob seus cuidados. Ramir é o 58º rinoceronte indiano nascido no zoo de San Diego desde 1978 – um recorde em reprodução em cativeiro dessa espécie.

Movido a energia solar

Em três carrinhos como o da foto – um Reva com motor elétrico impulsionado por energia solar –, dez membros da Indian Youth Climate Network viajaram mais de 3.500 quilômetros na Índia, em fevereiro.

A expedição teve como objetivo conscientizar a população sobre o problema das mudanças climáticas e converter essa conscientização em ações tangíveis que resultem em benefícios para todo o planeta.

10 novos bebês gorilas

Dez bebês gorilas trazem esperança à espécie que habita a Montanha dos Gorilas, em Virunga, na divisa entre República Democrática do Congo, Ruanda e Uganda.

Isso indica um crescimento populacional de 12,5%, o que deixou os ambientalistas satisfeitos. Os gorilas-damontanha só existem em Virunga e, de uns anos para cá, têm sido vítimas de conflitos armados.

Maria Estigmata

Agora, aqueles que supostamente tiveram contato com a aparição de algum símbolo cristão, como imagens da Virgem Maria, Jesus, estigmata, entre outros, deverão permanecer calados até que psiquiatras, teólogos, sacerdotes e exorcistas tenham investigado o caso. A decisão foi tomada pelo papa Bento XVI para lidar com o boom de aparições sagradas falsas. Segundo a revista italiana online Petrus, qualquer um que tiver uma visão deve permanecer calado até que os especialistas tirem uma conclusão. Caso essa regra seja desobedecida, a visão da pessoa será considerada falsa.

Imax 3-D, Cinema vivo

Foi inaugurado em janeiro o primeiro cinema brasileiro com tecnologia Imax – tela de 14 metros de altura, projeções em alta definição tanto em 3D como em 2D, poltronas no centro da ação. A sala, construída no Bourbon Shopping, em São Paulo, custou R$ 6 milhões.

Na inauguração foi exibido o documentário O Fundo do Mar, e produções do gênero devem ser constantes ali. Trabalhos com cenas filmadas com câmeras Imax, como Batman – o cavaleiro das trevas, também terão vez na programação.

Culpa Confirmada

Um estudo recente da Universidade de East Anglia (Grã-Bretanha) confirmou de vez a teoria da participação humana no aquecimento global. Publicado na revista Nature Geoscience, o trabalho de uma equipe da Unidade de Pesquisa Climática da instituição mostra de forma incontestável que a atividade do homem tem causado significativos aumentos de temperatura no Ártico e na Antártida nos últimos 50 anos. O estudo é o resultado de simulações em quatro computadores com programas de modelos climáticos, alimentados por dados de estações meteorológicas nos polos Sul e Norte. A pesquisa também revela que a Antártida exibe marcas das mudanças climáticas desde os anos 1950 – contrariando o relatório de 2007 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, que definia o continente como o único ainda não afetado pelo aquecimento global.

Levitação Quântica

Com a ajuda da sempre estranha mecânica quântica, cientistas norte-americanos descobriram um meio de fazer minúsculos objetos levitar. Os pesquisadores, da Universidade de Chicago, afirmaram à revista Nature que detectaram e mediram uma força que age no nível molecular, usando determinadas combinações de moléculas que repelem umas às outras. Segundo eles, a repulsão observada pode ser usada para manter as moléculas voando – ou seja, virtualmente levitando –, e isso poderia ser aproveitado na elaboração de minúsculas máquinas de nanotecnologia. A experiência de fazer um objeto levitar ainda não foi feita, mas a descoberta do caminho e as enormes possibilidades tecnológicas abertas já levaram os cientistas a buscar o registro de patentes relacionadas a esse método.

Via Láctea: mais rápida e pesada

Cientistas do Observatório Nacional de Rádio e Astronomia dos EUA e do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian concluíram que a Via Láctea pesa o dobro do que era estimado e gira numa órbita de 965.600 km/h, quase 161.000 km/h mais rápido do que se considerava.

Os pesquisadores explicam que, por ser mais pesada e rápida, a Via Láctea tem maiores chances de colidir com a galáxia de Andrômeda.

Mas não há motivo para desespero: de acordo com os cientistas, isso só ocorreria daqui há uns dois ou três bilhões de anos.

Reflorestamento em hidrelétricas

A geradora AES Tietê – pertencente ao grupo AES, que atua nas áreas de energia e telecomunicações – lançou em novembro um programa de reflorestamento das bordas dos reservatórios de suas dez hidrelétricas no interior de São Paulo. O projeto, desenvolvido em parceria com a USP e inaugurado na cidade de Promissão, prevê o plantio de 24 milhões de mudas de espécies nativas nos próximos cinco anos, numa área de cerca de 12 mil hectares. A metodologia usada, criada pela AES e aprovada pela ONU em 2007, permitirá medir a quantidade de dióxido de carbono resgatada do meio ambiente; os créditos gerados serão depois comercializados com os países signatários do Protocolo de Kyoto. Com a ação, serão removidas e negociadas cerca de 6 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera em 20 anos, valor equivalente ao total anual de emissões do transporte rodoviário da cidade de São Paulo.

Cataratas do Iguaçu em alta

Em 2008, o número de visitantes ao Parque Nacional do Iguaçu bateu o recorde histórico: chegou a 1,154 milhão de pessoas, número 9,3% superior ao registrado no ano anterior.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o número de turistas brasileiros aumentou em 18,5%, e o de visitantes do Mercosul, em 2,7%. O Parque Nacional del Iguazú, na Argentina, também foi mais visitado em 2008. O aumento de turistas foi de 4,2%.