A arte vai às ruas

A companhia de marionetes mecânicos francesa Royal de Luxe exibe-se nas ruas de Nantes (França), durante a cerimônia de lançamento do festival de arte Estuary 2009. O evento, que vai de 5 de junho a 16 de agosto deste ano, apresenta exibições de arte contemporânea ao longo de quase 65 quilômetros, às margens do rio Loire, entre Nantes e Saint-Nazaire.

Com cinco meses de vida, o espanhol Osel Torres foi reconhecido pelo dalai lama como reencarnação de um lama tibetano. Passou sua infância e adolescência num mosteiro no sul da Índia. Mas rebelou-se e agora, aos 24 anos, faz cinema em Madri.

Carro a ar comprimido

o engenheiro francês Guy Nègre projetou o primeiro carro movido a ar comprimido. o miniautomóvel, chamado Airpod, supera os 40 quilômetros por hora e consegue percorrer mais de 100 quilômetros com uma recarga de um minuto no compartimento de ar. o preço, na França, é de aproximadamente R$ 9 mil. Segundo Nègre, os carros são feitos de fi bra de vidro, mais leve e dez vezes mais resistente do que o aço.

Arraias estressadas

um estudo revelou que as arraias da Stingray City – um grande banco de areia perto das Ilhas Cayman, no Caribe – estão sofrendo com os milhares de turistas que acorrem ao lugar para vê-las, alimentá-las e nadar ao seu lado. Segundo pesquisadores da Simon Fraser university (Canadá), a proximidade dos turistas enfraquece o sistema imunológico das arraias, tornando-as vulneráveis a doenças. Golfinhos, pinguins e tubarões já haviam apresentado problemas similares.

Lista de presença por iPhone

A universidade Aoyama Gakuin, na região de Tóquio, começa este mês a distribuir gratuitamente iPhones para seus alunos do primeiro e segundo anos, mas tanta gentileza embute um truque: o aparelho vai ser usado para verificar a assiduidade às aulas. Ao chegar ao local da aula, o estudante não vai assinar uma lista de presença, mas digitar seu número de identificação e o número específico da sala num programa do iPhone. Para impedir que os alunos façam essa operação de outro lugar, o programa usa dados de localização do GPS e verifica as rotas em que eles se conectaram.

 

Um grupo de cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, mostrou como uma molécula de RNA (ácido ribonucleico) pode se formar sem a ajuda de outras moléculas ou bases como intermediários. Segundo os cientistas, todos os materiais usados na síntese de RNA estavam presentes no ambiente da Terra primitiva.

Multiplicação de gêmeos

Kodinhi, uma vila do Estado de Kerala (Índia), possui taxa de natalidade de gêmeos seis vezes maior que a média do país – que, por seu lado, tem o menor índice do mundo. Nessa comunidade, em 2 mil famílias há 250 pares de gêmeos. Só em 2008, das 300 famílias que tiveram crianças, nasceram 15 pares de gêmeos. Cientistas sugerem que elementos específi cos da alimentação das mulheres as fariam produzir óvulos extras. Cândido Godoi, no Rio Grande do Sul, também se destaca pela elevada taxa de nascimento de gêmeos.

Dia Mundial do Meio Ambiente

“O slogan ‘unidos para combater a mudança climática’ nos remete aos desafios éticos impostos pelas alterações do clima. Em resposta a um problema global, devemos lutar por soluções equitativas e inclusivas. Nossa reação a essa mudança não pode prejudicar ainda mais os indivíduos mais pobres e deve privilegiar permanentemente a manutenção dos meios de subsistência sustentáveis. Em outras palavras, devemos lutar contra as alterações climáticas em um contexto mais amplo do desenvolvimento sustentável para todos.” Koichiro Matsuura, diretor-geral da unesco, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2009.

A agonia do Mar de Aral

Quarto maior lago da Terra em seu apogeu, quando tinha 67.000 km2, o Mar de Aral, na região central da Ásia, é um exemplo dramático de devastação ambiental. No século passado, o governo soviético decidiu usar os dois principais rios que alimentam o lago para irrigar plantações, em especial de algodão. o efeito foi devastador para o Aral, que começou a evaporar. Esta foto da Nasa, tirada em maio, mostra os 14.000 km2 que restaram do lago, enquanto seu leito era submetido a um de seus novos flagelos – uma tempestade de areia. Como consolo, a parte norte do Aral, cuidada pelo Casaquistão, parece estar se recuperando.

Em busca da fusão nuclear

O invólucro de ouro da foto, que contém uma microscópica cápsula de hidrogênio, vai ser o alvo dos 192 feixes independentes de raios laser do National Ignition Facility, na Califórnia. A experiência, a ser realizada em 2010, tem o objetivo de aquecer a cápsula a temperaturas comparáveis às do Sol para produzir uma fusão nuclear que, imaginam os pesquisadores, vai liberar muito mais energia do que a usada para acionar os raios. O êxito no experimento pode significar o início de uma era de energia limpa e quase inesgotável.

Ushuaia é logo ali

Quer ir ao Alasca, mas acha que ele é demasiado longe? Vá ao fi nzinho da América do Sul. É muito mais perto, mais barato e, em muitos aspectos, até melhor. Mais propriamente, vá a ushuaia, capital da província argentina da Terra do Fogo, a cidade mais austral do planeta. De fato, apenas a localidade chilena de Puerto Williams, na outra margem do Canal de Beagle, está mais ao sul. Faz frio em ushuaia quase o ano todo. A vegetação é quase exclusivamente de tundra, com temperatura média anual de 4,7 graus centígrados e uma pequena oscilação que vai de -0,5 grau centígrado, em julho, a 8,4 graus, em janeiro. Em compensação, o turismo ferve ali em todos os meses do ano. Graças à paisagem realmente linda (a cidade é cercada por montanhas nevadas), há vários locais para a prática de esportes de inverno, grande número de trilhas para caminhadas em meio à natureza selvagem, comércio fl orescente e uma boa infraestrutura hoteleira e gastronômica. Imperdíveis os pratos tradicionais como a centolla (caranguejo gigante), a merluza-negra, os mariscos, os pescados e os assados, particularmente o de ovelha da Patagônia. A Climb Turismo organizou vários pacotes para ushuaia, com saídas em julho, incluindo todas essas atrações e outras, como visitas a bosques e rios glaciais, à Ilha das Aves (cormorões) e à Ilha dos lobos- Marinhos, abundantes na região. Sem falar no passeio de trenó puxado por legítimos cães huskies siberianos que se sentem perfeitamente em casa na Terra do Fogo.

Mais informações na Climb Turismo:

fones (11) 5052-6305 e 5052-6314;

site www.climb.tur.br;

e-mail climb@climb.tur.br

Grécia para ninguém botar defeito

Céu de anil, mar turquesa, pouco vento, casinhas caiadas de branco pontilhando as colinas que reluzem à luz do Sol: é a Grécia de julho a outubro, o melhor período para se visitar o país. Pensando nisso, a Françatur organizou dez itinerários temáticos na Grécia. Tem de tudo e para todos os gostos. Desde um programa especial para casais em lua de mel, até os apaixonados por arqueologia e cultura clássicas – passando, é claro, por um roteiro gastronômico. A título de exemplo, veja o programa de um dia na ilha de Santorini: Cruzeiro de meio dia para visitar as pequenas ilhas de Nea Kameni e Palea Kameni localizadas dentro da Caldera, com suas fontes quentes com as águas verdes e amarelas, assim como a ilha de Thirassia, a qual foi separada do restante da ilha quando aconteceu a primeira erupção do vulcão que quase destruiu a ilha. Admire a cidade com seu casario branco, suas ruas estreitas e seus cafés ao ar livre à beira do precipício acessível somente por carros, teleféricos e por mulas. Complete seu programa de revitalização, escolhendo um tratamento de hidroterapia e spa massagem e shiatsu, relax na piscina com água das fontes termais, terapia com lama de alga marinha, sauna, aromaterapia, banho a vapor e ducha de alta pressão.

Mais informações: http://www.francatur. com.br/?page=circuitos&id=7

Um Rio Quente no Cerrado

Quem não gostaria de permanecer em piscinas naturais com águas a 37,5°C, durante o dia todo ou à noite, em meio a árvores, a olhar para um céu coberto de estrelas? Isso é perfeitamente possível na cidade de Caldas Novas, em Goiás. lá existem muitos hotéis. o maior é o Rio Quente Resort, que conta com uma série de atrações, entre elas o Parque das Fontes, o hot Park e a Praia do Cerrado. Concebido para atingir a segmentos de todas as idades, o Rio Quente Resort se caracteriza pela diversidade de públicos representados por famílias (65%), jovens (22%), melhor idade (9%) e outros (4%). o Parque das Fontes, atração maior do resort, é um local privilegiado pela natureza. Situado a 630 metros de altitude e rodeado por duchas, saunas e ofurôs naturais, possui oito piscinas com águas quentes naturais e correntes com profundidade máxima de 1,60 metro, cuja água é totalmente renovada a cada 20 minutos. A transparência e a pureza são impressionantes. É possível avistar até pequenos cardumes de peixes viajando de uma piscina a outra. Dois hotéis estão dentro do complexo e outros quatro ficam a apenas 800 metros de distância da entrada principal. Além de pacotes especiais para feriados e datas comemorativas, o Rio Quente Resort disponibiliza uma vasta programação para todos os perfis. São pelo menos 220 dias de eventos por ano, entre semanas temáticas, torneios de tênis e provas de triatlo, Seminário Nacional sobre Desenvolvimento da Mente, viagens de formatura (o hot Trip), programação para melhor idade (o Noites Douradas) e uma peregrinação católica, além dos shows diários oferecidos aos hóspedes.

Confira e veja imagens no site: www.rioquenteresorts.com.br

Siga os chefs em Santa Catarina

A Costa Esmeralda, em Santa Catarina, é um dos mais belos trechos do litoral brasileiro. Composta pelos municípios de Porto Belo, Itapema e Bombinhas, ela será sede, entre 25 de julho e 1° de agosto, da 2a Semana Internacional da Gastronomia. o programa promete: palestras e workshops com chefs consagrados, como Claude Troisgros, Mônica Rangel, heiko Grabolle e Morena leite; percurso de uma rota gastronômica com visitas aos melhores restaurantes da região; participação especial de chefs e professores da Scuola Alberghiera e di Ristorazione di Serramazzoni, da cidade de Módena (Itália). A realização é do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau.

Mais informações: www.semanadegastronomia.com.br