01/10/2011 - 0:00
Prisioneira ilustre
Uma manifestação feita por dezenas de pessoas na frente da Casa Branca, em agosto, contra a expansão do oleoduto Keystone, que leva petróleo do Canadá ao Texas, terminou com pelo menos uma detida famosa: a atriz Daryl Hannah, estrela de filmes como Splash, Wall Street, Blade Runner e Kill Bill. Sentados em uma calçada próxima à residência presidencial, Daryl e outros manifestantes recusaram-se a atender às ordens de policiais para desocupar o lugar. A atriz é defensora ferrenha de causas ambientais.
Exercícios para viver
Quinze minutos diários de exercício ampliam a expectativa de vida em três anos na comparação com pouca ou nenhuma atividade física, asseguram cientistas de Taiwan. Eles se baseiam num estudo feito durante oito anos com mais de 400 mil pessoas. Quem se exercita em média 92 minutos por semana (15 minutos diários durante seis dias) reduz em 14% o risco de morte e em 10% o risco de câncer verificado nos sedentários. Cada parcela adicional de 15 minutos diminui o risco de morte em mais 4% e o de câncer em mais 1%.
Faxina espacial
Um relatório do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos, divulgado em setembro, classifica como muito preocupante a questão do lixo espacial que gira em torno da Terra. Para o grupo, a quantidade de detritos chegou ao limite. A Nasa (agência espacial do país) precisa achar uma forma melhor de monitorar os dejetos e limpar algumas órbitas a fim de proteger satélites artificiais e naves tripuladas. Estima-se que existam hoje cerca de 22 mil fragmentos com mais de 10 centímetros circulando na órbita terrestre..
Disfarce genético
Um “supergene” – na verdade um aglomerado de genes que controla os padrões das asas das borboletas – permite que esses insetos mimetizem outras espécies próximas e, assim, escapem de seus predadores. O processo, conhecido como “mimetismo mülleriano”, foi documentado pela primeira vez por cientistas franceses e britânicos. Na Amazônia, por exemplo, borboletas inofensivas assumem a aparência de espécies venenosas, e até estas mudam de aparência para confundir ainda mais os predadores.
Regeneração do pulmão
Cientistas do Centro de Medicina Regenerativa do Hospital Brigham and Women (EUA) constataram que as células-tronco pulmonares têm potencial para regenerar os tecidos do pulmão. Acredita-se que elas possam beneficiar pacientes cujos órgãos apresentem enfermidades crônicas.
Escola de gladiadores
Arqueólogos descobriram uma escola de gladiadores a 45 km a leste de Viena. O complexo arqueológico, denominado Carnuntum, era parte de uma cidade romana de 50 mil habitantes que servia como posto avançado militar e comercial nas fronteiras da Panônia, antiga província do império há 17 séculos. A escola, ainda enterrada, foi descoberta por sondagens de radar e reconstruída em maquete virtual. As imagens mostram que o complexo continha 40 pequenas celas para os lutadores, além de áreas de treino e de banho. Segundo os arqueólogos, os gladiadores não sobreviviam a mais de cinco combates.
Aterro Semakau: lixo turístico em Cingapura.
Aterro turístico Com uma área nacional inferior a 700 km², espalhada por várias ilhas, Cingapura inovou em técnicas de destinação do lixo. O aterro Semakau, criado em alto-mar com a junção de duas pequenas ilhas, guarda sob sua superfície 8,9 milhões de toneladas de lixo incinerado, mas a bela vegetação que o recobre naturalmente torna-o mais parecido com uma reserva natural. Os US$ 360 milhões investidos no local incluem um dique de 7 km de comprimento e revestimento de polietileno para evitar vazamentos. Semakau já atraiu 13 mil visitantes em 2010.
22 minutos são o tempo de vida perdido para cada hora diante da tevê passada por um telespectador sedentário inveterado, conclui um estudo australiano. Quem mantém os olhos grudados na telinha seis horas por dia, em média, encurta sua expectativa de vida em quase cinco anos. Levantar- se durante os comerciais ameniza a perda, afirmam os pesquisadores.
Nanodiamantes em chamas
Diamantes podem ser algo bem mais comum na vida do que muitos imaginam. Wuzong Zhou, professor de química da Universidade de St Andrews, na Escócia, descobriu que 1,5 milhão de nanopartículas de diamante são criadas na chama de uma vela a cada segundo que ela queima. Para tanto usou uma técnica destinada a remover partículas do centro da chama. As partículas são queimadas no processo, mas a descoberta pode levar a técnicas mais baratas de produção de diamante.
Vilã do desmatamento
Dos 719 mil quilômetros quadrados de floresta derrubada na Amazônia até 2008, mais de 62% são ocupados por pastagens, revela um estudo do governo federal feito em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A agricultura ocupa menos de 5% das terras desmatadas, enquanto 20% estão em processo de recuperação natural, com vegetação secundária. Há 71 milhões de cabeças de gado na Amazônia Legal. É a biodiversidade virando capim.
Clique para ampliar
Vidas longas
A expectativa de vida no nascimento considera o número médio de anos a ser vividos por um grupo de pessoas de um país nascidas no mesmo ano caso a mortalidade em cada idade permaneça constante no futuro. O número serve como parâmetro de qualidade de vida e mostra que o Brasil, com expectativa de vida estimada em 72,53 anos, ainda tem muito a percorrer para alcançar os líderes. Veja os dez países com maior média de vida em anos.
Fonte: CIA -The World Factbook 2011. Dados estimados para 2011.
Filme em 3D
A onda de filmes em 3D, formato no qual Hollywood conseguiu nos últimos tempos recuperar rentabilidade, pode não durar muito tempo. Segundo um estudo de L. Mark Carrier, da Universidade Estadual da Califórnia, os filmes em 3D não apresentam vantagem alguma ante os concorrentes em 2D, em termos de intensidade emocional. O pesquisador também notou prejuízos: os espectadores multiplicam por três vezes suas chances de sofrer de vista cansada, dor de cabeça ou problemas de visão.
Planeta superescuro Um planeta gigante e gasoso, situado a cerca de 750 anos-luz da Terra, absorve mais de 99% da luz, o que o torna mais escuro do que o carvão, anunciaram os astrônomos do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (EUA) em agosto. Denominado TrES-2b, o planeta retinto orbita sua estrela a menos de 4,8 milhões de km de distância, o que eleva sua temperatura a módicos 980°C. Com isso, sua atmosfera não tem nuvens de amônia, como Júpiter, mas substâncias químicas que absorvem a luz, como sódio, potássio e óxido de titânio.
Medo de blecautes Desde que o governo alemão decidiu abdicar da energia nuclear até 2022, após a catástrofe da usina japonesa de Fukushima, o país convive com temores de blecautes. A substituição de ¼ da energia produzida no país nesse prazo está sendo considerada “abrupta” pelos especialistas. De 17 usinas nucleares existentes, oito já foram fechadas. Receia-se que, numa emergência, a saída sejam os combustíveis fósseis, o que não é bom negócio para ninguém. O governo promete investir na melhora da eficiência energética em lares e fábricas e em novas fontes de energia limpa e linhas de transmissão.