Carro alado
O mercado americano ganhará, em 2013, o primeiro veículo capaz de rodar e voar: o Transition, fabricado pela Terrafugia, empresa de Massachusetts. Exibido no New York Auto Show em abril, ele se encaixa nos padrões tanto da Federal Aviation Administration quanto da National Highway Traffic Safety Administration. Usando gasolina de 91 octanas (comparável à gasolina premium brasileira), o carro-avião chega a percorrer 1.030 km com tanque cheio. Mas só poderá voar, por enquanto, nos Estados Unidos. O preço é para milionários: US$ 285 mil. Mas a Terrafugia já tem 100 pedidos em carteira.

Radiografias perigosas
Raios X dos dentes podem dobrar o risco de ocorrência do tumor cerebral comum, afirmam cientistas e médicos das universidades Harvard e Yale e de outras instituições acadêmicas americanas. Após pesquisa liderada pela neurologista Elizabeth Claus, publicada em abril na revista Cancer, da American Cancer Society, os autores recomendam que os dentistas usem as radiografias o mínimo possível para manter os dentes dos pacientes saudáveis.

Plantas falantes
As plantas podem responder a sons e comunicar-se entre si por meio de estalos, de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Bristol (Grã-Bretanha) e divulgada na revista Trends in Plant Science. Segundo Monica Gagliano, botânica da Universidade da Austrália Ocidental e coautora do estudo, instrumentos ultrassensíveis captaram estalidos “altos e frequentes” produzidos por raízes jovens de milho suspensas em água. Submetidas a sons na frequência de 220 Hz, as raízes se curvavam na direção da fonte sonora. Os cientistas esperam que esses resultados estimulem novas pesquisas na área.

 

Jornada inflexível
O relatório International Business Report 2012, da consultoria Grant Thornton, que mede a flexibilização do trabalho em 40 países, indica que o Brasil está na contramão da tendência mundial de adotar políticas de horário maleáveis. No último levantamento, 45% das empresas brasileiras seguiam o movmento, 17% a menos do que na pesquisa anterior e abaixo da média mundial, de 52%. Três países europeus, Finlândia, Suécia e Dinamarca, atingem índices acima de 82%; Japão, Taiwan e China ocupam as últimas posições. Para Antoniel Silva, diretor de Gestão de Pes­soas da Grant Thornton Brasil, a posição brasileira reflete a visão tradicional dos empresários de valorizar o horário de chegada e saída (apesar do trânsito ruim nas cidades), em vez de avaliar o desempenho geral dos funcionários.

Genes da inteligência
O primeiro gene ligado à inteligência foi descoberto por uma equipe de 200 cientistas de vários países e revelado, em abril, na Nature Genetics. Em busca de uma explicação genética para doenças cerebrais, os pesquisadores constataram uma variação no gene HMGA2 em pessoas que têm cérebros maiores e se saíram melhor em testes de inteligência. A variação ocorre numa seção específica do gene, em que uma das quatro bases nitrogenadas do DNA, a citosina, aparece em duplicata e outra, a timina, está ausente. Os cientistas lembram que a genética é apenas um dos fatores que afetam a inteligência.

Galáxia retangular
Uma rara galáxia em forma de retângulo foi descoberta por uma equipe internacional de astrônomos. Situada a 70 milhões de anos-luz da Terra, ela lembra um diamante com corte de esmeralda e foge do padrão desses aglomerados estelares. Em geral, elas têm forma de esfera, de disco, ou são irregulares e cheias de protuberâncias. Flagrada pelo telescópio japonês Subaru, a galáxia provavelmente se formou a partir da colisão de duas galáxias espirais.

Sinais reveladores
Cientistas canadenses demonstraram que certos grupos de músculos faciais se comportam diferentemente em mentirosos. Após analisarem 52 apelos exibidos na tevê de pessoas pedindo a volta de alguém perdido, verificaram que metade dos casos era mentira de gente posteriormente condenada por assassinato. O exame concentrou-se nos músculos ligados à tristeza, felicidade e surpresa – frontalis, corrugator supercilii, orbicularis oculi, zygomatic major e depressor anguli oris. Os “músculos da tristeza” (corrugator supercilii e depressor anguli oris) geralmente se contraem em quem diz a verdade. Já os mentirosos tendem a contrair levemente o zygomatic major, para disfarçar sorrisos, e totalmente o frontalis, franzindo as sobrancelhas para parecer tristes. Mas não adianta muito.
 

Metrópole perturbada
Estudo da revista PLoS One revela que 29,6% dos habitantes de São Paulo apresentam transtornos mentais. É o índice mais alto entre 24 países, à frente dos Estados Unidos, com menos de 25%. Os transtornos de ansiedade vêm em primeiro lugar (19,9% dos entrevistados), seguidos pelos transtornos de comportamento (11%), de controle de impulso (4,3%) e de abuso de substâncias (3,6%).

Chá-verde para idosos
Idosos que tomam chá-verde tendem a ser mais ágeis do que outros indivíduos da mesma idade, diz uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Tohoku (Japão). Os consumidores regulares do chá são menos suscetíveis a desenvolver “incapacidade funcional”, como problemas em atividades diárias ou necessidades básicas do tipo banhar-se ou vestir-se.
 

Fortaleza na mira?
A Telebras e a Angola Cables anunciaram um acordo para instalar um cabo submarino de 6 mil km entre Fortaleza, capital do Ceará, e Luanda, a capital angolana. O primeiro cabo a ligar a América do Sul à África começará a operar no primeiro semestre de 2014, a tempo de agilizar o tráfego de comunicações durante a Copa de 2014. Cabos submarinos são alternativas valiosas para a comunicação via satélite, por serem mais baratos e seguros (não sujeitos a distúrbios atmosféricos e tempestades magnéticas, por exemplo). Sua capacidade de transmissão de dados é 500 vezes maior que a dos satélites – 1,2 terabit (trilhão de bits) ante 2,5 gigabits (bilhões de bits) por segundo. Também a velocidade de transmissão (por fibra ótica) é bem maior (o satélite usa o ar como meio de propagação de sinal). O novo cabo deverá reduzir em 80% o custo do tráfego de dados entre América do Sul, África e Ásia. Hoje, todo esse movimento é feito via Estados Unidos, ligado ao Brasil por cinco cabos submarinos. O país dispõe de apenas dois outros cabos desse tipo: um, antigo e defasado, que vai até a Europa, e outro que conecta Florianópolis (SC) ao Uruguai. A ligação Luanda-Fortaleza será a oitava do país e a sexta da capital cearense, o que aumenta a importância crescente da cidade no contexto estratégico das telecomunicações mundiais. Por conta disso especula-se em blogs da internet (sem confirmação oficial) que as coordenadas de latitude e longitude de Fortaleza estariam registradas em ogivas nucleares russas e chinesas.

Gene da gula
Pesquisadores da Universidade Georgetown (EUA) descobriram um gene associado ao apetite desenfreado. As sensações de fome e saciedade dependem de fatores hormonais e neuronais. Liberados no corpo após uma refeição, dois hormônios, a leptina e a insulina, emitem sinais químicos que ativam neurônios no hipotálamo, os quais “informam” que o corpo está satisfeito. Segundo os pesquisadores, versões mais curtas do gene Bdnf bloqueiam a emissão de sinais da leptina e da insulina, cortando o processo. A descoberta pode inspirar novas dietas para controle de peso.

Taxar o álcool
Um estudo pioneiro de 20 anos feito pelo Centro de Pesquisas em Vício da Colúmbia Britânica (Canadá) mostrou que elevar o preço mínimo das bebidas alcoó­licas pode reduzir o consumo de álcool e o número de mortes, de doenças e de lesões que ele causa. Entre 1989 e 2010, cada aumento de 10% nos preços mínimos baixou o consumo geral em 3,4%. Licores e sidras tiveram a maior queda (13,9%), seguidos por vinhos (8,9%), destilados (6,8%) e cervejas (1,5%). Os pesquisadores não divulgaram os dados sobre internações em hospitais, mas avisam que são “significativos”.

País de pinguins
Uma equipe de cientistas liderada pela British Antarctic Survey usou tecnologia de mapeamento por satélite e verificou que a população de pinguins-imperadores da Antártida é bem maior do que a estimada anteriormente. Os pesquisadores localizaram 595 mil dessas aves, enquanto os cálculos prévios oscilavam entre 270 mil e 350 mil. As imagens de satélite mostraram 44 colônias de pinguins-imperadores na costa antártica, 7 das quais não eram conhecidas.

Reduzir extremos
Uma equipe de cientistas liderada pela British Antarctic Survey usou tecnologia de mapeamento por satélite e verificou que a população de pinguins-imperadores da Antártida é bem maior do que a estimada anteriormente. Os pesquisadores localizaram 595 mil dessas aves, enquanto os cálculos prévios oscilavam entre 270 mil e 350 mil. As imagens de satélite mostraram 44 colônias de pinguins-imperadores na costa antártica, 7 das quais não eram conhecidas. O estudo foi publicado na PloS ONE.

Esperança para carecas
Uma equipe da Universidade da Ciência de Tóquio, liderada por Takashi Tsuji, anunciou um avanço promissor para quem sofre de falta de cabelo: um implante de folículos criados apartir de células-tronco fez crescer fortes pelos negros em ratos despelados. Os ratos são usados habitualmente em testes de medicamentos por terem 91% de similaridade genética com os humanos.