Pandemia sedentária

O sedentarismo virou um problema de saúde mundial e responde anualmente pela morte de cerca de 5,3 milhões de pessoas no planeta, número semelhante ao de óbitos causados pelo tabagismo no mesmo período, informa um estudo publicado em julho na revista britânica The Lancet (“Effect of physical inactivity on major noncommunicable diseases worldwide”). Segundo o trabalho, a questão é tão grave que deveria receber das políticas públicas a atenção dedicada a uma pandemia. 

 

Irlanda ex-católica

Uma pesquisa realizada em 57 países sobre a religiosidade da população mostrou uma abrupta mudança de perfil na Irlanda, antes uma das nações mais católicas do mundo. O levantamento de uma rede afiliada à WIN-Gallup International mostra que o índice de irlandeses que se declaram religiosos caiu de 69%, em 2005, para 47%, em 2011, queda superada apenas pela registrada no Vietnã (23%). Parte da perda é atribuída aos escândalos sexuais envolvendo padres.

 

Dieta Neanderthal

Os homens de Neanderthal também comiam vegetais, afi rma uma equipe de paleoantropólogos que pesquisa um sítio arqueológico na província de Múrcia (Espanha). No lugar foram achadas ossadas dessa espécie humana de pelo menos 50 mil anos de idade. Segundo o grupo, o tártaro dos dentes desenterrados contém vestígios de fi tólitos, pequenos elementos minerais encontrados apenas em plantas. A descoberta indica que havia alimentos de origem vegetal na dieta, possivelmente sementes de gramíneas, entre bistecas de mamute.